Sensibilidade ou hipocrisia?

11/01/2017 14:02

Assistindo a um programa de esportes me deparei com comentários maldosos dos apresentadores e telespectadores sobre o lançamento da camisa do clube Atlético Mineiro (2016/2017). Não estavam elogiando o desfile, que foi realizado com lindas mulheres. Também não estavam elogiando a linda festa que o clube mineiro havia realizado. Não era isso que estavam fazendo.  

  Estavam falando sobre as modelos que haviam desfilados com camisetas do clube, mas utilizaram na parte de baixo biquines comuns. Alguns diziam que estava sendo explorado o corpo das modelos e que ninguém tinha visto as camisas do clube, mas tinham somente olhos para os corpos delas e outros ainda completavam dizendo ser unicamente exploração do corpo feminino.  

  O comentário geral dizia sobre a falta de respeito do clube com as mulheres e outros palavrões impronunciáveis. O desfile de apresentação fez enorme alarde e ainda continua despertando os mais diversos comentários, a favor ou contra.  

  O curioso de tudo isso é que o clube vem realizando seus lançamentos de uniformes, todos os anos e sempre foram as modelos, vestidas com a camisa do clube e de biquines, que apresentavam tais lançamento e nunca houve qualquer tipo de repercussão negativa diante do fato delas estarem vestindo "quase nada" na parte de baixo, como se referem os críticos . O que houve então? O que mudou de um ano para o outro? 

  Essas modelos que desfilaram na festa não estavam pior vestidas do que as mulheres que vimos nas praias brasileiras, em festas ou no carnaval.  Nas cidades praianas que fazem parte dos mais diversos estados brasileiros, vemos mulheres e homens com muito pouca roupas, andando a vontade e nem por isso estão sendo explorados. 

  Com a crise financeira e a desastrada política em nosso país ficamos mais sensíveis?  O que mudou este ano que não havia nos anos anteriores? Aumentou a sensibilidade? Ou será somente hipocrisia de alguns para desviar atenção da população dos problemas que realmente interessam e ficam procurando problemas onde não existem?   A sensibilidade está tão afinada que tudo o que se falamos ou escrevemos hoje em dia poderá ser interpretado de outra forma. Interpetações com os mais diversos sentidos, muitas vezes colocando palavras na boca da pessoa ou interpretando os textos ao seu modo.

  Pelas Leis brasileiras as pessoas que alegarem terem sido constrangidas com tais palavras falada ou escrita, poderá entrar na justiça e com um processo cobrar por danos morais as mais diversas “ofensas” que possam ter “sofrido” ouvindo ou lendo o que não gostariam. Mesmo que o que foi dito ou escrito seja verdade. 

   Hoje alega-se danos morais de tudo e para todos, palavras que até pouco tempo faziam parte do linguajam de um cidadão comum, hoje podem ser vistas como racismo, bullying, ofensas e por isso muitas pessoas “ofendidas” que procuraram a justiça, conseguiram grandes indenizações por terem sofrido as tais “ofensas”.  

  Com os diversos comentários que o desfile da apresentação das camisetas do clube geraram, provavelmente alguém entrará com recursos, pedindo indenização pelo constrangimento de ter visto uma linda modelo desfilar na passarela, somente utilizando a camisa do clube, quase nua. Alguém também entrará com pedido de indenização, devido a exploração do corpo feminino, que desfilou brilhantemente na passarela e foi aplaudida de pé, devido ao seu visual escultural.  

  Ouvimos tantas coisas absurdas em nosso dia a dia, parece que estamos vivendo uma época de sensibilidade maior na sociedade como um todo. Corremos o risco de termos que responder judicialmente por algo que falamos ou escrevemos, mesmo que tenha sido somente nossa sincera opinião. Com raras exceções, ninguém mais consegue ouvir a verdade, falando de si próprio, de suas falhas e erros, mas apontam para seus semelhantes, destacando suas falhas e erros descaradamente.  

   Não estamos vivendo em uma sociedade sensível e se parecer que estamos a internet desmente. Os vídeos mais acessados são os que contêm mais atrocidades e como poderia um “ser sensível” visualizar tais atos horrendos e conseguir dormir a noite? Não a sociedade não está mais sensível...   

   Então o que houve? Parece que a nossa sociedade esqueceu-se uns dos outros, o individualismo prolifera, vivem trancados em suas casas, na frente de seus computadores e não ligam para o próximo, esquecem-se que não são os únicos no mundo e todos precisam uns dos outros. Agindo com indiferença nada fazem para mudar isso e quando alguém quebra esta barreira e começa a interagir na sociedade de forma diferente, aparecem as pessoas que nada fazem de diferente, mas gostam de criticar o que as outras fazem.       

   Estas pessoas são os pesos mortos da sociedade, os parasitas sociais, nada acrescentam, vivem sempre na mesma, mas quando alguém constrói-o algo, são os primeiros a criticar. Essas seriam as pessoas mais sensíveis da sociedade? Não, estes são os hipócritas da sociedade e estão de olho em mim e você, de olho em tudo que estamos fazendo, procurando nossa falhas e erros, não para corrigi-los, ajudando-nos a ficarmos livres deles, mas sim, procuram para apontar nossas falhas e quem sabe levar alguns trocados com eles.

  A sensibilidade está em alta na nossa sociedade atual, mas não está sozinha, a hipocrisia a está acompanhando!